quarta-feira, 24 de junho de 2015

ESTUDO ANALÍTICO DOS CAVALEIROS DO APOCALIPSE - PARTE 01- CAVALO BRANCO


PROFº.: DIOGO GUILHERME (ESCATÓLOGO, PEDAGOGO, TEÓLOGO E PALESTRANTE)

1º Selo - Cavalo Branco: Anticristo (6.1,2)




A simbologia das cores, números e representantes apresentados no Apocalipse, mostra as características, juízos, títulos, ações, providências e supremacia.
Nos vv. 1,2 do Capítulo 6, O Cordeiro abrindo o primeiro selo denota a autoridade plena de Cristo sobre os acontecimentos, providenciando o seu amor e justiça, para aqueles que rejeitam as suas promessas. Uma curiosidade é que neste capítulo inicia-se a última semana de Daniel (Daniel 9.26,27).
O homem de Deus vê um cavalo branco, símbolo da paz, o anticristo trará uma falsa paz (Mateus 24.15; 2 Tessalonicenses 2.1 a 11; Daniel 8.15; 11.36 a 39); então ouve-se uma ordem imperativa para que os fatos entrem em evidência. Estes fatos revelam uma seqüência de acontecimentos catastróficos na terra. A terra em caos precisará de um líder que aparecerá no cenário mundial o ANTICRISTO.

O cavaleiro do cavalo branco empunhava um arco; e foi-lhe dada uma coroa; ele cavalgava como vencedor determinado a vencer” (Apocalipse 6.2 – NVI). É bom lembrar que o cavalo também era um instrumento importante para a guerra; “O cavalo prepara-se para a batalha, mas do Senhor vem a vitória”(Provérbios 21.31). O cavalo branco é símbolo de paz, contudo aqui temos uma paz aparente. Será um período de paz relativo, de pouca duração. O cavaleiro referido, o Anticristo, prometerá paz e prosperidade, porém logo demonstrará seu verdadeiro caráter. O anticristo se manifestará com intenções de paz, parecera ser o portador da paz. Assim ele conseguirá enganar a muitos. O apóstolo Paulo assim se referiu ao Anticristo: “a esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais, e prodígios de mentira” (2 Tessalonicensses 2.9).
O arco era um instrumento de guerra: “o arco de guerra” (Zacarias 9.10). Podia ser feito de aço (Jó 20.24). O arco mostra sua intenção de guerrear. Aponta seu desejo de conquistar. Normalmente, o cavalo branco era usado por vencedores para demonstrar sua vitória: “O ‘cavalo branco’ era usado por conquistadores e heróis romanos em seus cortejos triunfais, em reconhecimento público de seu poder e êxito na guerra” (Russell Norman Champlin, Ph. D. em O Novo Testamento Interpretado versículo por versículo, V. VI).
A coroa indica o triunfo do cavaleiro do primeiro selo. Os homens não quiseram aceitar o “Príncipe da Paz” (Isaías 9.6); assim não experimentaram a paz verdadeira, enfrentarão um período de paz fictícia.
O cavaleiro branco aqui mencionado não deve ser confundido com o cavaleiro branco de Apocalipse 19. Este (o do cap. 19) não deixa dúvidas quanto a Sua identificação: “O que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro e julga e peleja com justiça” (Apocalipse 19.11b).
A palavra Anticristo só e mencionada por João (1 João 2.18; 2.22; 4.3; 2 João v.7). O Anticristo se apresentará no período conhecido como Grande tribulação.
Jesus assim se referiu a esse tempo: “Porque haverá, então, grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco haverá jamais” (Matheus 24.21).
A Grande Tribulação acontecerá após Jesus buscar Sua Igreja em Sua Segunda Vinda. Como observamos pelas palavras de Jesus será uma época
de sofrimento nunca experimentado antes: o mundo que rejeitou a Cristo, sofrerá o derramar da ira de Deus. “Os capítulos 6 a 9 (de Apocalipse) cobrem a primeira parte da Grande Tribulação. É o ‘princípio das dores’ de que falou o Senhor Jesus em Mateus 24.1-14. Esta passagem refere-se a Israel e às nações da terra, e ocorrerá quando a Igreja já tiver sido arrebatada daqui” (Antonio Gilberto em Daniel e Apocalipse, p.123).
A Grande Tribulação é conhecida pelos termos: “angústia de Jacó” (Jeremias 30.4); septuagésima semana de Daniel (Daniel 9); “Dia do Senhor” (Isaías 2.12-19; Joel 1.15; Zacarias 12.2); “dia de trevas” (Sofonias 1.15); “Aquele dia” (Sofonias 1.15); “dia
da ira” (Romanos 2.5); “dia de vingança” (Isaías 61.2; 63.4).

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