A Segunda Vinda de
Jesus abrange duas fases distintas:
1.
Na
primeira Ele virá nas nuvens para arrebatar a Sua Igreja. É chamado de
arrebatamento, tendo em vista o sentido do termo original “HARPAZO”, que
significa apoderar-se com rapidez, arrebatar com força, predominar e levar
consigo rapidamente. Além de I Tess 4.17, o termo aparece em Atos 8.39; II Co
12.2-4. O estudo dessas passagens comunica o sentido bíblico do termo
arrebatamento aplicado à Igreja. No Arrebatamento somente a Igreja verá a
Cristo, no momento do seu arrebatamento. Os que morreram ou dormiram no Senhor,
firmes na fé, ressuscitarão primeiro. Os vivos serão transformados, e ambos
serão tomados e levados para o Céu (I Tess 4.14-17).
2.
A
segunda fase será visível ao mundo e se denomina “Manifestação ou Revelação de
Jesus (Col 3.4)”.
A
vinda de Jesus tem uma tríplice relação: À Igreja (para o Arrebatamento), A
Israel (para o seu preparo em receber o Messias sete anos depois) e as Nações
(para o Milênio). A tríplice divisão natural é depreendida em I Tess 4.16, que
expressa o significado do argumento quando diz:
“... o alarido “ (à
Igreja);
“... a voz do
Arcanjo” (a Israel);
“... a trombeta de Deus” (às Nações).
- Jesus virá à Igreja
(no Arrebatamento) como Noivo, a fim de levar para si , para Sua Glória
Celestial (Mat 23.39; Rm 11.26).
- Para Israel (volta
visível em Glória), como Messias e Libertador, fazendo assim cumprir as
profecias que dizem respeito ao seu ressurgimento nacional e estabelecimento da
paz e poder sob o Pacto Davídico (Am 9.11,12; At 15.14-17).
- Para Nações (todos os que não fazem parte de
Israel), como Rei, Senhor dos senhores e Juiz. Será consumado todos os sistemas
políticos universais (Dn 2.44,45; Ap 19.11 e ss_. Ele julgará as nações e
estabelecerá o seu Reinado na terra, onde haverá justiça e paz (Mat 25.31-46;
Sal 2).
TIPOS DE
ARREBATAMENTO DA IGREJA
A) A transladação de
Enoque (Gn 5.24).
B) O arrebatamento de
Elias ( II Rs 2.9-14).
C) O casamento de Isaque
(Gn 24).
1. A situação do corpo antes do Arrebatamento.
a) Corruptível (I Co
15.53a) – sujeito as falhas e imperfeições.
b) Mortal (I Co 15.53a)
– sujeito a morte.
c) Humilhação (Fp 3.21)
– sujeito as doenças, pestes e ao pecado.
d) Deus teve um objetivo
ao criar o corpo do homem. Quando aceitamos Jesus, o corpo não pertence a nós
(I Co 6.12-20; I Tess 5.23; I Co 3.17).
2. A situação do corpo durante do Arrebatamento.
a) Será transformado (I
Co 15.51,52).
b) Carne e sangue não
herdarão o reino dos céus (I Co 15.50).
c) Rasgarão as regiões
celestiais.
3. A situação do corpo depois do Arrebatamento.
a) Incorruptível (I Co
15.53).
b) Imortal (I Co 15.53).
c) Glorioso (Fp 3.21).
4. Peculiaridade do corpo glorioso ou espiritual.
a) Assexual, ou seja,
sem sexo (Mat 22.30).
b) Poderoso.
c) Terá poder para atravessar
o espaço como relâmpago.
d) Terá poder para atravessar
as coisas sólidas (Jo 20.19).
e) Podendo ser visto (Jo
20.20).
f) Podendo ser tocado
(Jo 20.27).
g) Com esse corpo
seremos semelhantes ao Senhor e o veremos como Ele é (I Jo 3.2).
5. O Arrebatamento da Igreja abrange os seguintes pontos:
a) Ressurreição dos
Santos (I Tess 4.15,16; Ap 11.18).
b) Transformação dos Santos vivos na ocasião (I Co 15.52).
c) O Arrebatamento dos Santos (I Tess 4.17; Ap
12.5).
d) O julgamento dos
Santos (Rm 14.10; II Co 5.10).
e) Entrega de Galardões
aos Santos (Ap 2.26-28; 5.10; 20.6; I Pe 5.4).
f) União de Cristo com
os Santos nas BODAS DO CORDEIRO (Mat 25.10; Ap 19.7-9; II Co 11.2; Dn 12.3).
0 comentários:
Postar um comentário