sexta-feira, 20 de março de 2015

PARTE 02 - ESCATOLOGIA BÍBLICA (ARREBATAMENTO DA IGREJA)


A Segunda Vinda de Jesus abrange duas fases distintas:
1.    Na primeira Ele virá nas nuvens para arrebatar a Sua Igreja. É chamado de arrebatamento, tendo em vista o sentido do termo original “HARPAZO”, que significa apoderar-se com rapidez, arrebatar com força, predominar e levar consigo rapidamente. Além de I Tess 4.17, o termo aparece em Atos 8.39; II Co 12.2-4. O estudo dessas passagens comunica o sentido bíblico do termo arrebatamento aplicado à Igreja. No Arrebatamento somente a Igreja verá a Cristo, no momento do seu arrebatamento. Os que morreram ou dormiram no Senhor, firmes na fé, ressuscitarão primeiro. Os vivos serão transformados, e ambos serão tomados e levados para o Céu (I Tess 4.14-17).
2.    A segunda fase será visível ao mundo e se denomina “Manifestação ou Revelação de Jesus (Col 3.4)”.
A vinda de Jesus tem uma tríplice relação: À Igreja (para o Arrebatamento), A Israel (para o seu preparo em receber o Messias sete anos depois) e as Nações (para o Milênio). A tríplice divisão natural é depreendida em I Tess 4.16, que expressa o significado do argumento quando diz:
“... o alarido “ (à Igreja);
“... a voz do Arcanjo” (a Israel);
“...  a trombeta de Deus” (às Nações).
-      Jesus virá à Igreja (no Arrebatamento) como Noivo, a fim de levar para si , para Sua Glória Celestial (Mat 23.39; Rm 11.26).
-      Para Israel (volta visível em Glória), como Messias e Libertador, fazendo assim cumprir as profecias que dizem respeito ao seu ressurgimento nacional e estabelecimento da paz e poder sob o Pacto Davídico (Am 9.11,12; At 15.14-17).
-       Para Nações (todos os que não fazem parte de Israel), como Rei, Senhor dos senhores e Juiz. Será consumado todos os sistemas políticos universais (Dn 2.44,45; Ap 19.11 e ss_. Ele julgará as nações e estabelecerá o seu Reinado na terra, onde haverá justiça e paz (Mat 25.31-46; Sal 2).

TIPOS DE ARREBATAMENTO DA IGREJA



A)  A transladação de Enoque (Gn 5.24).
B)  O arrebatamento de Elias ( II Rs 2.9-14).
C)  O casamento de Isaque (Gn 24).

1.    A situação do corpo antes do Arrebatamento.
a)   Corruptível (I Co 15.53a) – sujeito as falhas e imperfeições.
b)   Mortal (I Co 15.53a) – sujeito a morte.
c)   Humilhação (Fp 3.21) – sujeito as doenças, pestes e ao pecado.
d)   Deus teve um objetivo ao criar o corpo do homem. Quando aceitamos Jesus, o corpo não pertence a nós (I Co 6.12-20; I Tess 5.23; I Co 3.17).

2.    A situação do corpo durante do Arrebatamento.
a)   Será transformado (I Co 15.51,52).
b)   Carne e sangue não herdarão o reino dos céus (I Co 15.50).
c)   Rasgarão as regiões celestiais.

3.    A situação do corpo depois do Arrebatamento.
a)   Incorruptível (I Co 15.53).
b)   Imortal (I Co 15.53).
c)   Glorioso (Fp 3.21).

4.    Peculiaridade do corpo glorioso ou espiritual.

a)   Assexual, ou seja, sem sexo (Mat 22.30).
b)   Poderoso.
c)   Terá poder para atravessar o espaço como relâmpago.
d)   Terá poder para atravessar as coisas  sólidas (Jo 20.19).
e)   Podendo ser visto (Jo 20.20).
f)    Podendo ser tocado (Jo 20.27).
g)   Com esse corpo seremos semelhantes ao Senhor e o veremos como Ele é (I Jo 3.2).


5.    O Arrebatamento da Igreja abrange os seguintes pontos:

a)   Ressurreição dos Santos (I Tess 4.15,16; Ap 11.18).
b)   Transformação  dos Santos vivos na ocasião (I Co 15.52).
c)    O Arrebatamento dos Santos (I Tess 4.17; Ap 12.5).
d)   O julgamento dos Santos (Rm 14.10; II Co 5.10).
e)   Entrega de Galardões aos Santos (Ap 2.26-28; 5.10; 20.6; I Pe 5.4).
f)    União de Cristo com os Santos nas BODAS DO CORDEIRO (Mat 25.10; Ap 19.7-9; II Co 11.2; Dn 12.3).
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